Entendendo o requisito P5.7 da VDA 6.3 edição de 2016

  14/12/2020

Este é o último post do capítulo P5 da norma VDA 6.3. Nas últimas sete publicações abordamos de forma resumida quais são os requisitos de cada elemento deste capítulo e agora fechamos o material escrevendo sobre o requisito P5.7 que trata da qualificação dos funcionários.

A VDA 6.3 diferente de outras normas, em cada uma das fases, ela aborda o mesmo tema, isto significa que na parte que trata da gestão dos processos produtivos P6, um requisito similar a este também será abordado e o mesmo acontecerá no capítulo P7 que trata da satisfação dos clientes, da mesma forma será abordado o tema qualificação do pessoal.

De forma geral o requisito aborda a forma clássica adotada pelas normas com relação ao tema qualificação.

O primeiro passo a ser tomado com relação a estes requisitos dentro do capítulo P5 envolve identificar quais são as pessoas que executam atividades relacionadas a gestão de fornecedores, por exemplo inspeção de recebimento, desenvolvimento de fornecedores, etc.)

Para cada pessoa identificada é mandatório que sejam definidas quais são as atividades que as mesmas desempenharam e quais são as autoridades e responsabilidades inerentes a estas funções, pois a autoridade e a responsabilidade devem ser vir de base para o estabelecimento dos requisites necessários para a qualificação. 

De forma a demonstrar estas evidências é importante que as autoridades, responsabilidades e os requisitos de qualificação sejam definidos e documentados dentro do sistema de gestão da qualidade do fornecedor, e isto pode ser feito através da elaboração de um manual, procedimento ou outro documento com esta finalidade. 

Com os dados acima em mãos é hora de colocar a mão na massa e fazer um “cross checking” para verificar se cada pessoa que ocupa a função descrita está devidamente qualificada para tal. E esta qualificação deve ser evidenciada através de registros (certificados, diplomas, etc.) quando se tratar de educação formal ou através de experiência ou outra forma, desde que aprovada pelo responsável da área. 

Durante o cross checking devem ser encontradas situações em que as pessoas não cumprem 100% todos os requisitos especificados, e chamamos esta diferença de “gap”. Para que o “gap” seja eliminado deve ser elaborado um plano de qualificação para estas pessoas, descrevendo todas as ações necessárias para fechar o “gap” incluindo os responsáveis e o tempo limite para conclusão. 

Toda documentação que comprove a qualificação dos funcionários deve estar disponível para consulta sempre que necessário.

Este documento contendo o plano de qualificação deve ser elaborado, aprovado e monitorado por parte dos envolvidos para garantir que no tempo estipulado as ações tenham sido concluídas e que as pessoas estejam qualificadas para a execução das atividades.

Como forma de manter o pessoal sempre atualizado e qualificado para a função, pode ser estabelecido nos procedimentos da empresa algum tipo de análise crítica dos requisitos de qualificação, pois em função da entrada de novos produtos, novas tecnologias ou outros eventos, se faz necessário que a qualificação dos envolvidos sofra algum tipo de adequação, por isso é importante que seja implementado uma frequência mínima de revalidação ou análise crítica nos requisitos para verificar se há a necessidade de alteração ou não

 

Acessem o nosso link, façam o download do e-book e comecem a utilizar o material para a execução de suas auditorias de processo. O e-book deve ser uma referência durante a auditoria, devendo o auditor incluir mais perguntas em função da experiência que tem com a empresas e das peculiaridades dos produtos e processos envolvidos.

Caso surjam dúvidas com relação ao tema, entre na nossa área de contato e façam as perguntas, que logo a responderemos, e caso não saibamos do assunto, nos comprometemos a pesquisar e dar a resposta mais adequada.

 

Antônio Andrade

Mestre em Engenharia Mecânica, professor universitário e especialista em sistemas de gestão da qualidade.


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